|
|
![]() Parece algo óbvio, mas não é. A desorganização, o descaso, a falta de estrutura e planejamento não apenas tornam processos em um departamento como o de recursos humanos mais lentos e ineficientes, mas também incide de forma negativa na percepção de valor que colaboradores, a diretoria e mesmo clientes e fornecedores têm em relação ao RH e também à empresa que esse setor atende. O RH é um departamento como qualquer outro dentro de uma empresa, e para que funcione minimamente bem, ele precisa de algumas premissas:
Recursos, gente e capital Sem recursos, nenhum departamento funciona. O RH não é diferente. Infelizmente, muitas empresas relegam o RH a tarefas burocráticas e pequenas que envolvem a contratação e a demissão de colaboradores, esquecendo-se do papel-chave fundamental dessa cadeira: desenvolver pessoas. E isso não é de graça. Não estamos apenas falando de dinheiro (embora ele também seja bem-vindo em muitos casos), mas sim de um estrutura que disponha de recursos, como softwares e sistemas modernos de acompanhamento de pessoas e funcionários, sistemas de análise de perfis comportamentais, automatização em tudo aquilo que pode ser automatizado. E gente também – é impossível criar um RH que desenvolva e encontre talentos, quando você não permite que os talentos possam integrar a própria equipe de recursos humanos. Profissionais capazes e competentes, também dentro do RH, têm de ser perscrutados no mercado e precisam ser mantidos e desenvolvidos dentro da empresa. Isso demanda investimentos em treinamento, programas de carreira e benefícios, desenvolvimento pessoal, promoção da liderança. Finalmente, um RH precisa contar com um orçamento e uma política individual – não necessariamente independente da empresa em sua totalidade, mas suficiente para que possa definir como, quando e onde seus próprios recursos e ferramentas devem ser empregados para gerar melhores resultados. Gente Capaz Não é possível desenvolver líderes e talentos em sua empresa se você não equipa seu RH com gente assim. O mercado possui muita gente capaz na área de gestão de pessoas e recursos humanos, mas elas precisam ser encontradas. Processos seletivos em algumas empresas tendem a ser extremamente bem desenhados e minuciosos para a maioria dos departamentos, mas essas mesmas companhias muitas vezes relegam as contratações para o próprio RH a segundo plano. O resultado? Equívocos e falta de evolução em seus quadros. E a pessoa a culpar é você mesmo, não seus gestores ou líderes em RH. O RH é uma área estratégica (muitas são, mas essa é a ponta do iceberg dentro dos rostos que fazem de sua empresa uma grande empresa). Um RH de valor possui gente com múltiplos talentos, pessoas que dominam diversas disciplinas e mercados e líderes que são capazes não apenas de montar equipes profissionais e dedicadas, mas possuem trânsito dentro da empresa.
0 Comentários
![]() Bom seria se tudo pudesse ser planejado. Isso não é fácil, mas você pode se preparar para as entregas Contábeis e Fiscais de 2017. Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos uma lista com as principais entregas obrigatórias de 2017 para você não perder de vista e não ter surpresas. Confira o que é e qual é o prazo de entrega de cada obrigação: 1) ECD – Escrituração Contábil Digital Substitui a escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: “Diário” e “Razão” e seus auxiliares, se houver; e o de Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos. Prazo de entrega Até o último dia útil de maio de 2017. Clique aqui e acesse as informações completas no site oficial. 2) ECF – Escrituração Contábil Fiscal Substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014. Prazo de entrega Até o último dia útil do mês de junho de 2017. Clique aqui e acesse as informações completas no site oficial. 3) EFD – Contribuições É a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita. Prazo de entrega Até o 10º (décimo) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao que se refira a escrituração. Clique aqui e acesse as informações completas no site oficial. 4) DeSTDA – Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação Documento digital no qual os optantes pelo regime do Simples Nacional* deverão informar ao Estado os resultados da apuração do ICMS. Prazo de entrega Até o dia 20 de cada mês. *O perfil de obrigatoriedade da entrega tem diversas exceções. Clique aqui e acesse as informações completas no site oficial. 5) EFD ICMS IPI Arquivo digital formado pelas escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, assim como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Prazo de entrega O prazo de entrega da EFD-ICMS/IPI é definido pelas Administrações Tributárias Estaduais. Clique aqui e acesse as informações completas no site oficial. Pronto! Agora, 2017 já está na agenda. Bom trabalho! |
Histórico
Outubro 2023
Categorias |