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![]() Todos nós queremos alcançar êxito e felicidade, mas para isso, é preciso reconhecer que o seu sucesso depende muito de outras pessoas. Certamente que nossas escolhas e atitudes são elementos fundamentais, porém, já pensou alguma vez no enorme papel que os outros desempenham no nosso êxito e na nossa felicidade? Reflita sobre isso e perceberá de que grande parte do que você conseguiu, ou irá conseguir, depende essencialmente da forma como você mantém relações com as outras pessoas. Isso se aplica a todas as esferas da nossa vida. Sua ascensão profissional, por exemplo, depende mais de sessenta por cento do bom relacionamento que você tem com seu chefe. Por isso, hoje vamos te mostrar quatro dicas fundamentais de relacionamento humano que te ajudarão a alcançar o sucesso profissional! 1. Troque positivamente Um dos pontos essenciais das relações humanas é que no convívio com pessoas, todos nós queremos alguma coisa.
Não se trata de egoísmo, mas de uma visão lúcida e inteligente que expressa a essência da arte de conviver e aprender com as pessoas. 2. Contribua pessoalmente Outro ponto fundamental das relações humanas é que todos nós possuímos várias coisas e características que as outras pessoas precisam ou gostariam de ter. Se você proporcionar essas coisas a elas, elas prazerosamente lhe oferecerão o que você precisa ou deseja. Cabe a você aperfeiçoar-se e aprimorar-se, pessoal e profissionalmente, para que tenha o que contribuir com as outras pessoas. Uma pessoa próspera tem maior possibilidade de beneficiar os outros. Uma pessoa feliz tem chances muito maiores de disseminar felicidade do que um indivíduo infeliz. Se você encontrar uma pessoa de sucesso – seja homem ou mulher – em qualquer profissão ou campo de atividade, irá descobrir que esse indivíduo aprendeu a dominar a arte de relacionar-se com as pessoas e que soube tornar-se útil aos outros. 3. Ganhe o coração das pessoas As pessoas passam a ser cada vez mais importantes para nós, pois as possibilidades de comunicação aumentaram exponencialmente. E, queira ou não, você vai ter que conviver diariamente com pessoas, e se quiser ter sucesso, terá que levá-las em consideração sempre. Logo, se você refletir um pouco, verá que uma das grandes dificuldades das pessoas é a de estabelecer relações humanas verdadeiras e fortes. E o pior é que elas não percebem que muitos dos seus fracassos surgem por não saberem se relacionar com outros. Se você quiser ser realmente bem sucedido com pessoas, você precisa aprender a ganhar o coração delas, mais do que suas mentes. Usar argumentos lógicos e racionais pode ser muito convincente e vantajoso sempre que quisermos provar nosso ponto de vista ou obter aprovação de alguma demanda que fazemos. Mas, se quisermos interagir e construir relações sólidas com as pessoas, não é o racionalismo nem a inteligência que farão isso acontecer. E isso acontece porque as pessoas, bem mais do que racionais, são seres emocionais, e reagem primeiramente a fatores emotivos. É nisso que reside a psicologia do relacionamento humano: utilizar o comportamentos e atitudes para conquistar e conservar a cooperação e confiança das pessoas, respeitando-as e valorizando-as para que exista um sentimento de aceitação, amizade e troca de experiências. 4. Elogie É muito comum que as pessoas a quem menos demonstramos respeito são as que mais convivem conosco, tanto no âmbito profissional quanto familiar. A intimidade pode provocar indiferença e falta de atenção. Para que as pessoas se sintam respeitadas, pequenas coisas são necessárias. O elogio é uma dessas pequenas coisas. Quando foi a última vez que você fez um elogio sincero a alguém da família – esposa, marido, filho, mãe, pai, a alguém no trabalho – colega, subordinado, chefe (sem a conotação de bajulação) -, a alguém que lhe prestou um bom serviço? A pessoa que disser que fez isso na semana passada está mal na fita, porque conseguiu lembrar-se de algo que ocorreu dias atrás, quando deveria fazê-lo diariamente, várias vezes por dia. Sempre encontraremos algo que podemos elogiar em alguém, mesmo que não apreciemos a pessoa: pela rapidez com que nos atendeu, por um trabalho bem feito, por uma refeição bem preparada, pelo esforço que fez, pela paciência, pelo vestido bonito, pela bela camisa, pela perseverança que demonstrou etc. A inabilidade de conviver com os outros é a primeira causa das crises e infelicidades, tanto pessoais, quanto no trabalho. Aprender a desenvolver e manter um relacionamento humano de qualidade pode fazer mais por sua vida profissional e pessoal do que, provavelmente, qualquer outro fator em sua vida.
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Foi disponibilizada no Portal Sped a Nota de Documentação Evolutiva 001_2018 (NDE-001_2018), com alteração da data de previsão de implantação do novo leiaute do Programa Validador e Assinador (PVA) para 02/01/2019.
A NDE tem como objetivo disponibilizar as alterações do leiaute e do Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/PASEP, da COFINS e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (EFD-Contribuições), do Anexo Único do Ato Declaratório ExecutivoCOFS n 20 de 14 de março de 2012. Previsão de implantação: 02/01/2019. Fonte: Portal SPED. Avaliar o comportamento das pessoas em um determinado contexto: essa é a síntese da metodologia DISC desenvolvida por William Moulton Marston, psicólogo norte-americano, a partir da análise de quatro aspectos do comportamento humano.
Testando as preferências dos avaliados em cada etapa, a metodologia permite observar como uma pessoa age em determinada situação, dentro de um contexto específico. O termo DISC, que denomina o método, é relativo aos aspectos analisados:
O uso da Metodologia DISCHoje, a Metodologia DISC é uma das formas mais utilizadas para se ter uma previsão assertiva sobre o comportamento de indivíduos dentro de determinada situação. Não se trata de medir educação, experiência, valores ou inteligência, mas de medir o comportamento de pessoas. Na prática, então, o método mostra como cada pessoa se comporta em relação ao seu ambiente de trabalho, definindo tendências e competências no desenvolvimento de um clima organizacional com base na leveza, no positivismo e na produtividade. Para as empresas, significa que podem buscar profissionais que estejam preparados para aquele trabalho específico e que possam superar as expectativas de situações criadas no ambiente empresarial. Ou seja, conseguem ter profissionais que correspondem às suas necessidades no curto, no médio e no longo prazo. Dito de outra forma, temos como avaliar os melhores profissionais, aqueles mais adaptáveis e que possam responder às constantes mudanças do mercado. A partir daí, a operação estará sempre atualizada e, mais do que isso, poderá se transformar de acordo com as necessidades, resolvendo desafios que possam gerar mais competitividade. A evolução do DISCA partir da fusão da Metodologia DISC com outras 7 importantes teorias comportamentais nasceu o profiler, ferramenta mais rica de informações e com mais facilidade na aplicação. Outra vantagem importante é o fato de o software contar com perfis mais inteligíveis e intuitivos, o que otimiza o trabalho dos gestores. Vamos entender melhor as características de cada um dos perfis: ComunicadorOs comunicadores são extrovertidos, falantes, ativos, não apreciam monotonias e se adaptam com facilidade. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação. Assim, passa de um assunto para outro com rapidez, gosta de trabalhos que envolvam movimentação e valoriza a autonomia. Fique atento: o comunicador precisa do contato interpessoal e de um ambiente harmonioso. Além disso, não gosta de passar despercebido. É vaidoso e admira sua projeção pessoal e social. No dia a dia, é amigo de todos e atua melhor em equipe. É imaginativo e tem sentimento artístico. Apresenta rapidez e agilidade nas suas atitudes. Tende a ser líder. Festivo, animado e descontraído, o comunicador gosta de viajar e sair, características que o torna mais sociável com pessoas do mesmo grupo. Não é muito fácil chamar sua atenção para delegar as tarefas e, no dia a dia, é necessário monitorá-lo para que ele não se desvie do objetivo. ExecutorUm executor é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhador, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança. O que caracteriza esse perfil é a força de vontade. O raciocínio do executor tende ao lógico/dedutivo, e sua imaginação e juízo normalmente são equilibrados. Aprecia desafios e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Tem autonomia, independência e consegue impor-se aos demais. Como se exige de um bom líder, é autoconfiante. Porém, pode ser autoritário e um tanto quanto inflexível. Acredita no seu ponto de vista, por isso, “luta” pelas suas ideias. Tende primeiro a executar para depois pensar em como fazê-lo. No ambiente de trabalho, o executor é a pessoa mais indicada para as tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, desde que ninguém se coloque à sua frente. Quem fizer isso será atropelado por esse perfil. PlanejadorOs planejadores são pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. Assim, gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso, sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, frequentemente, com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e têm boa memória, mas podem carecer de aptidões criativas. Em situações emergenciais, agem com tranquilidade. No dia a dia, os planejadores são introvertidos e têm uma tranquilidade singular que os confere um perfil de fácil relacionamento e bem equilibrado. Esses profissionais planejam a melhor forma de executar uma tarefa antes de iniciá-la. Após o início, os planejadores seguirão por conta própria até o fim. AnalistaCom características dos gênios, os analistas são preocupados, rígidos, mas calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto. Geralmente, são pessoas caladas e retraídas. A grande desvantagem dos analistas é que tendem a ser pessimistas. Porém, possuem facilidades na arte por serem mais sensíveis. Agilidade, inteligência e intelectualidade. Têm habilidade com tarefas detalhadas e que exigem improvisação rápida. Pense nisso: os analistas preferem atuar com estímulo dos demais. Geralmente é o tipo de funcionário leal e compromete-se com o trabalho. Gostam de “surpreender” e são sensíveis às críticas, magoando-se com facilidade. São intuitivos, curiosos e têm inteligência verbal. No ambiente de trabalho, observam as oportunidades e apresentam soluções momentâneas para problemas urgentes. Por serem extremamente perfeccionistas, devem ser monitorados até o fim de uma atividade. Atenção: os analistas devem ser constantemente estimulados para que vençam a fase do pensar e do fazer. Sem reforços de aprovação, eles julgam que o seu trabalho está sempre imperfeito. As vantagens da avaliação comportamentalComo você deve ter percebido pelas descrições acima, cada perfil tem aptidão para determinadas tarefas, e seu trabalho renderá muito mais se a empresa conseguir designar a pessoa para a função adequada. Reside aí a importância da avaliação comportamental, que não deve ser usada apenas na hora da contratação, e sim para desenvolver melhor os potenciais da equipe. Estamos falando, então, de uma ferramenta estratégica para as empresas, que terão em mãos um completo raio X dos seus colaboradores. No dia a dia, destacam-se como principais vantagens para a empresa: Mais produtividadeO principal ganho para as empresas que adotam esse tipo de análise é em produtividade. Isso acontece porque a empresa consegue destinar tarefas mais adequadas ao perfil do profissional, o que vai afetar diretamente o rendimento do seu trabalho. E a conta é simples: se a empresa aumenta sua produtividade, melhora também os resultados finais do seu negócio, seja porque vai elevar sua produção ou em razão do aprimoramento da qualidade dos seus produtos ou serviços. Esse é um aspecto importante para quem lida com a gestão de pessoas. Quando a equipe produz mais, o gestor pode decidir como fazer melhor uso do tempo daquele colaborador. Retenção de talentosA redução de turnover é outro benefício importante para as empresas. Quem consegue fazer uma boa contratação, balizada pela análise do perfil comportamental dos profissionais, tem na sua equipe um profissional que faz o que gosta (algo que condiz mais com sua personalidade), o que resulta em mais satisfação no trabalho. Não se engane: remuneração e bom ambiente de trabalho são fundamentais, mas o ser humano, por natureza, está sempre em busca da satisfação pessoal. Mais qualificaçãoHoje, um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é a falta de mão de obra qualificada. Reside aí a importância dos programas de treinamento e dos investimentos em formação. No caso do Brasil, muitas vezes essa é a única opção para a empresa que precisa aprimorar a qualidade dos seus colaboradores. Um dos receios, porém, é que essa preparação, apesar dos recursos e do tempo demandados, não atinja os objetivos pretendidos. Isso pode ocorrer se não for considerado odo profissional. Sem a metodologia adequada, corre-se o risco de se alocar a pessoa errada para a função. E, nesse caso, terão sido desperdiçados os investimentos nos programas de treinamento. Não porque a pessoa não se dedicou, mas porque aquela atividade não tem relação com o seu potencial. Equipes mais motivadasAumento da produtividade, redução do turnover e mais qualificação da equipe vão impactar diretamente na motivação dos profissionais, o que vai ser estimulado também pelo bom clima organizacional. Uma avaliação mais abrangente na hora da contratação e no acompanhamento dos projetos faz muita diferença porque a empresa vai considerar diversos aspectos. Não terá como foco apenas o desempenho da pessoa na função, avaliará também o relacionamento com chefe e colegas, bem como a sua inclinação para desenvolver determinadas tarefas. Se conseguirmos detectar, por exemplo, que a pessoa é um “comunicador”, precisamos conferir mais atenção na forma como vamos tratá-lo no dia a dia, uma vez que esse tipo de profissional precisa ser reconhecido, valorizado. É a partir desse tipo de atitude que vamos manter a pessoa devidamente motivada. Como ficou claro, a importância da avaliação comportamental extrapola a fase de seleção. Quando empregada de forma adequada, ela vai impactar positivamente em todas as áreas da empresa. Ambientes empresariais cada vez mais competitivos exigem que as empresas tenham atenção redobrada com todos os fatores que possam ajudar na sua diferenciação. I ![]() Foi publicado o Ato COTEPE/ICMS 44, de 7 de agosto de 2018, que torna público o Manual de Orientação Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI (Nota Técnica 2018.001). Entre as principais alterações, destaca-se a adesão de Pernambuco (PE) e do Distrito Federal (DF) à escrituração. A obrigatoriedade de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) está prevista para 2019, conforme os termos a serem definidos na legislação própria da respectiva Secretaria de Fazenda (SEFAZ). Enquanto não forem definidas as datas de início de obrigatoriedade, os contribuintes do IPI situados em PE e no DF deverão continuar observando a Instrução Normativa RFB nº 1371, de 28/06/2013 e a Instrução Normativa RFB nº 1685, de 19/01/2017, respectivamente. Além disso, foi disponibilizada no Portal SPED a versão 3.0 do Guia Prático EFD-ICMS/IPI, atualização: 07/05/2018, com as especificações do Leiaute 013, válido a partir de 1º de janeiro de 2019. Principais alterações na versão 3.0 do Guia Prático 1. Inclusão do Bloco B – Apuração do ISS (SEFAZ/DF). 2. Alteração da validação do campo 11 (DT_DOC) do registro D100 (Nota Fiscal de Serviço de Transporte e Conhecimentos de Transporte Rodoviário de Cargas, Conhecimentos de Transporte de Cargas Avulso, Aquaviário de Cargas, Aéreo, Ferroviário de Cargas, Multimodal de Cargas, Nota Fiscal de Transporte Ferroviário de Carga, Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e, Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços – CT-e OS e Bilhete De Passagem Eletrônico – BP-e). 3. Registro C176 (Ressarcimento de ICMS e FUNDO de Combate à Pobreza [FCP] em Operações com Substituição Tributária): Alteração do campo 19 (COD_MOT_RES) e inclusão do campo 27 (VL_UNIT_RES_FCP_ST). 4. Inclusão do campo 38 (VL_ABAT_NT) no registro C170 (Itens do Documento). 5. Inclusão do registro C191 (Informações do Fundo de Combate à Pobreza [FCP] na NF-e). 6. Registro C190: Alteração na descrição dos campos 05 (VL_OPR), 07 (VL_ICMS) e 09 (VL_ICMS_ST) e orientações de preenchimento. 7. Alteração no registro C177 (Complemento de Item – Outras Informações – Válido a partir de 01/01/2019). 8. Alteração no registro 1600 (Total das Operações com Cartão de Crédito e/ou Débito, Loja (Private Label) e Demais Instrumentos de Pagamentos Eletrônicos). 9. Bloco K (Controle da Produção e do Estoque): Alteração do número de decimais (de 3 para 6) dos campos indicadores de quantidade. 10. Registro C100 (Nota Fiscal, Nota Fiscal Avulsa, Nota Fiscal de Produtor, NF-e e NFC-e): Alteração de texto na exceção 2 e inclusão da exceção 10. 11. Inclusão dos registros 1960 (GIAF 1 – Guia de Informação e Apuração de Incentivos Fiscais e Financeiros: Indústria [Crédito Presumido]), 1970 (GIAF 3 – Guia de Informação e Apuração de Incentivos Fiscais e Financeiros: Importação [Diferimento Na Entrada E Crédito Presumido Na Saída Subsequente]), 1975 (GIAF 3 – Guia de Informação e Apuração de Incentivos Fiscais e Financeiros: Importação [Saídas Internas por Faixa de Alíquota]) e 1980 (GIAF 4 – Guia de Informação e Apuração de Incentivos Fiscais e Financeiros: Central de Distribuição [Entradas/Saídas]). 12. Registro K290 (Produção Conjunta – Ordem de Produção): Atualização da descrição sobre o conceito de produção conjunta. Conforme informe publicado no Portal SPED, foram disponibilizados o Manual de Orientação da Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI – Nota Técnica 2018.001 (Leiaute versão 013) e o Guia Prático EFD-ICMS/IPI – versão 3.0 ![]() A estratégia de RH deve fazer parte do plano estratégico geral da organização e, mais que isso, deve estar diretamente relacionada com os objetivos financeiros do plano. Em momentos de crise é comum as ações de RH serem adiadas ou definitivamente abortadas para contribuir com a tão desejada linha azul no final do balanço que significa a alegria dos acionistas e o bônus dos executivos. Contudo, crises não são eternas e, quando elas passam é que se percebe o estrago que foi feito na qualidade e na motivação dos funcionários e nas equipes de trabalho. Uma boa estratégia de RH deve ter como objetivo:
Abaixo cito algumas ações que facilitam para que os objetivos acima sejam atingidos: Retenção e atração de talentos O trabalho para a retenção dos melhores funcionários consiste em reconhecimento pela qualidade do serviço prestado, proporcionar visão clara sobre as possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional, garantir a participação ativa nas decisões que envolverem sua área de atuação, remunerar de forma justa e coerente com mercado entre outras. A retenção de talentos tem o benefício adicional de facilitar e baratear a contratação de novos funcionários quando necessário. A lógica é que se os funcionários estão satisfeitos e não querem sair, haverá muito mais pessoas dispostas a entrar. Qualificação técnica e comportamental O mercado é dinâmico e exigente, novas tecnologias, processos e legislações surgem a todo o momento, e isso é agravado pelo grau de sofisticação e exigência do mercado consumidor que quer o melhor produto e a melhor experiência de compra/serviço. Por isso, somente a capacitação técnica, ainda que constante, não é suficiente, é preciso muito preparo comportamental para que a empresa se diferencie cada vez mais pelo atendimento e pela experiência proporcionada ao cliente. Revisão da política de cargos e salários Esta ação é essencial para a retenção de talentos, mas muito significativa por si só. A boa política de cargos e salários auxilia no planejamento de carreira dos funcionários e deixa claras as possibilidades existentes e as regras do jogo, reduzindo expectativas e diminuindo desconfianças e descontentamentos. Complementando, uma boa política de cargos e salários auxilia no posicionamento frente aos concorrentes, contribuindo para evitar o assédio deles aos melhores funcionários da organização. Integração funcional entre as áreas e departamentos da empresa Tratar igual a todos os funcionários sem distinção da sua área de atuação, dar conhecimento das principais conquistas ou eventuais dificuldades de cada área para todo o grupo de funcionários. Isso aumenta o senso de pertencimento e a colaboração dos funcionários com os objetivos e metas dos outros departamentos. Contribui também para diminuir intrigas e disputas desnecessárias entre as áreas, além de facilitar trocas de posições quando isso se faz necessário. A estas quatro ações podem e devem ser agregadas algumas outras, mas não é necessário reinventar a roda. O desdobramento destas ações macro em um plano de ações bem estruturado, com orçamento próprio e acreditado pela alta direção é suficiente para que a empresa se torne objeto de desejo dos melhores profissionais e, com isso, seja menos suscetível às crises do mercado. Sua empresa precisa de uma consultoria de RH? Temos ótimos consultores, entre em contato conosco! ![]() De acordo com a Gallup, os millennials são mais propensos do que qualquer outra geração a mudar de emprego por um determinado benefício. Eles apreciam especialmente vantagens que afetam diretamente suas vidas e a vida de sua família. Faz sentido, considerando que muitos estão formando famílias, têm grandes empréstimos estudantis e desejam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Benefícios populares para esta geração incluem: licença maternidade e paternidade paga, acesso à cursos, vale cultura, lanches no ambiente de trabalho, redução do dresscode, reembolso de empréstimo estudantil, de cuidados infantis e de matrícula. Então, em vez de apenas oferecer um aumento de salário no próximo ano, pesquise sua força de trabalho para entender o que eles realmente valorizam. As respostas podem surpreender. A melhor maneira de atrair os Millenials é alavancando dois de seus maiores desejos: desenvolvimento e propósito. Por exemplo, uma pesquisa informa que “mobilizar a geração Y em torno de uma missão e propósito aumenta drasticamente o engajamento dos funcionários: 67% deles são engajados no trabalho quando concordam que a missão ou propósito de sua empresa os faz sentir que seu trabalho é importante”. Uma maneira de garantir que o candidato e futuro colaborador sinta que tenha um propósito alinhado ao da empresa, é avaliando o fit cultural, para que a decisão da contratação seja mais assertiva, para que ele se sinta motivado, e para que a rotatividade não seja prejudicada. Concentre suas estratégias no fornecimento de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de carreira.Dessa forma, eles ficam assegurados de que seus empregos oferecem muitas oportunidades de desenvolvimento de habilidades e crescimento na carreira. Lembre-se de que esta geração pode querer realizar projetos independentes, participar de conferências, aulas e organizações profissionais. Por isso, dê a eles a flexibilidade e os recursos para isso, se isso significa reembolso de matrícula ou tempo de folga para garantir que eles sejam cumpridos. A chave para lidar com as mudanças organizacionais é ter compromisso de todos os envolvidos.A McKinsey descobriu que, quando as empresas investem de fato em mudanças, aumenta em 30% a chance de o funcionário aderir. No entanto, o que torna o desafio ainda mais difícil é que as empresas não podem mais se dar ao luxo de implementar mudanças ao longo de um período de 3 a 5 anos, como no passado. Hoje, a mudança não é mais um evento periódico, mas constante, à medida que o mercado e a tecnologia continuam a evoluir cada vez mais rapidamente. Por isso, o momento de se preparar é agora. Barrett Coakley é Gerente de Marketing de Produtos da ClickSoftware, líder no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo. Fonte: RH portal ![]() O que são as obrigações fiscais de uma empresa As obrigações fiscais de uma empresa variam de acordo com o regime tributário escolhido. Também chamada de contabilidade fiscal ou, mais especificamente, contabilidade tributária, ela cuida das obrigações associadas aos tributos das empresas, a ocorrência direta ou indireta deles. A contabilidade fiscal organiza, gerencia, aplica dados da empresa e regulamentações dos órgãos fazendários sobre impostos e outros tributos. Ela também efetua o balanço preciso das empresas, pois as contas da contabilidade devem ser conciliadas para o faturamento preciso e a carga tributária resultante dele. A emissão de notas fiscais A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas as empresas, tanto na venda de produtos quanto na prestação de serviços. No caso do microempreendedor individual (MEI), ele está dispensado de emitir nota fiscal quando vender a pessoas físicas. Também é obrigatória a impressão da nota fiscal (nota de mercadoria). É preciso emitir corretamente as notas fiscais para evitar obrigações adicionais ou o pagamento indevido de tributos. É obrigatório o armazenamento de todos os documentos fiscais pelo período de 5 anos mais o ano corrente. O pagamento dos tributos O pagamento de tributos é outra das obrigações fiscais de uma empresa. Existem 3 regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, cada um com suas próprias características. Empresas optantes do Simples Nacional efetuam pagamento através do DAS (Documento de Arrecadação do Supersimples), que reúne os oito tributos em uma única guia de recolhimento (PIS, COFINS, ICMS, IPI, IR, CSLL, INSS e ISS). Já empresas de Lucro Real e Lucro Presumido pagam guias conforme os tributos individualmente. No Lucro Presumido, PIS, COFINS, ICMS e IPI são pagos mensalmente enquanto imposto de renda e CSLL são pagos a cada três meses. No Lucro Real, exceto a incidência do IR e do CSLL, PIS, COFINS, ICMS e IPI também são pagos mensalmente (PIS incidente sobre a folha de pagamento). As declarações acessórias fiscais As obrigações acessórias também são obrigações fiscais de uma empresa. São as informações transmitidas para o governo para confirmar as apurações dos impostos e as demais obrigações realizadas. Entre as mais importantes, destacam-se:
A necessidade de ajuda profissional e de um sistema de gestão fiscal Existe uma grande burocracia em relação à gestão fiscal da empresa. Se o gestor não contar com a ajuda de um profissional, sentirá muitas dificuldades para resolver todos esses aspectos. Recomenda-se ainda o uso de um sistema de gestão fiscal que realize as operações de forma automática e padronizada, evitando erros, atrasos na entrega dos documentos eletrônicos e reduzindo a burocracia. |
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Outubro 2023
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