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![]() Pessoas são o coração de uma empresa. Mas, cá entre nós, elas dão trabalho, muito trabalho. Primeiro, vêm o recrutamento e a seleção de bons candidatos. Depois, o treinamento e as campanhas motivacionais, a elaboração da folha de pagamento, a concessão de benefícios, a política de cargos e salários e por aí vai. Cuidar de tudo requer, muitas vezes, uma equipe nada modesta de recursos humanos, o que nem sempre é viável para uma pequena empresa. A saída? Terceirizar o RH. Bem, infelizmente não há notícias de uma empresa que preste todos os serviços ligados ao RH. Então, o jeito é apelar para vários fornecedores. Mas será que a terceirização vale a pena? Para saber se compensa terceirizar os serviços de RH, o ideal é calcular quanto sua empresa gasta com o departamento interno de recursos humanos, computando-se a contratação de pessoas, a compra de equipamentos e softwares e a transformação do espaço físico, e comparar o valor com os preços cobrados por fornecedores especializados. Além da economia em dinheiro, deve-se levar em conta que, ao terceirizar os serviços, sua empresa passa a contar com um fornecedor que se manterá atualizado tecnologicamente e em dia com as muitas alterações legislativas. A escolha da agência terceirizada deve levar em conta o seu histórico fazendo uma pesquisa prévia. Cheque se a documentação da agência está em ordem e se ela não enfrenta problemas trabalhistas. Se estiver tudo o.k., faça com a agência um contrato de terceirização para não criar vínculo empregatício com esse fornecedor. O valor cobrado pela agência terceirizada varia conforme o tipo de serviço prestado e o prazo de duração do contrato. A palavra final na escolha de um funcionário é sempre da empresa contratante. A agência faz basicamente uma pré-seleção de candidatos. A falta de motivação dos funcionários era um dos problemas enfrentados pela Colamais, indústria química de Diadema, na Grande São Paulo. Isso acontecia, segundo o sócio Renato Piza, porque o pessoal da fábrica se sentia excluído do negócio. Para acabar com a ciumeira, Piza contratou uma consultoria de São Paulo, especializada em desenvolver campanhas motivacionais. Seguindo um programa elaborado para a Colamais, a empresa passou a dialogar mais com seus 55 funcionários, por meio de reuniões informais. Nesses encontros, assuntos como planejamento de produção, metas e dificuldades enfrentadas pela empresa entravam na pauta. Os empregados também passaram a dar sugestões para melhoria da produtividade. Resultado: o clima melhorou dentro da Colamais.
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Histórico
Outubro 2023
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